Dia 16 Teletrabalho 9 dicas para te focares

Hoje trago-te um tema que me parece muito atual, isto é, como te focares em teletrabalho. Se para ti os horários ficam mais difíceis de cumprir. Se o teu estado de espírito varia entre o pijama e o fato de treino. Se sentes tentação pelo sofá. Se tens crianças e estas pequenas pestinhas te deixam a cabeça em água. Se estás a ter dificuldade em coordenar a vida familiar e a profissional no mesmo espaço, então este texto vem mesmo a calhar. Deixo-te 9 dicas que te vão ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo na tua própria casa.1- Começa a trabalhar à hora habitual 

Acorda à mesma hora e mantém os teus hábitos matinais. Vais ganhar algum tempo, que normalmente gastarias nas deslocações casa-escritório-casa. Organiza tudo para começares o trabalho à hora habitual! Os miúdos também vão ficar por casa? Assegura-te que manténs as rotinas escolares.

2- Veste-te como se fosses para o local de trabalho

Sabemos que ficar de pijama o dia todo pode ser tentador, mas esta opção só vai prejudicar a tua produtividade. O teu cérebro não recebe o comando de que “está na hora de pôr mãos à obra”. É claro que não tens que te vestir de fato e gravata, colocares o teu fato-de-macaco ou calçares os sapatos de salto, o importante é manteres o equilíbrio entre o conforto e o profissionalismo. 

3- Elimina as distrações

Os grandes clássicos do cinema vão passar na tv? Nada disso. Desliga. Escolhe um espaço sem distrações, nomeadamente a tv e se profissionalmente o puderes fazer, coloca em modo de voo os dispositivos eletrónicos. 

4- Permite a entrada de luz natural 

Sim, pode parecer cliché, mas na realidade a iluminação do local de trabalho tem influência no teu estado emocional, na tua saúde mental e no teu bem-estar. Uma iluminação baixa causa fadiga e prejudica o sistema nervoso. 

5- Faz algumas pausas regradas

Aproveita para comeres alguma coisa, esticares as pernas ou fazer uns alongamentos. Faz pausas com uma certa regularidade, mas sempre com regra. A tua produtividade vai aumentar, mas já sabes, não te distraias. 

6- Define regras de com as crianças 

Os meus filhos estão em casa e assim não consigo trabalhar. Sabemos que os miúdos podem ser verdadeiros pestinhas e farão tudo para chamar a tua atenção. Se o teu filho ainda fizer a sesta, aproveita essa hora para colocares em ordem aquelas tarefas que exigem mais concentração. Para os mais crescidos, sugerimos que encontres atividades que não necessitem tanto da tua supervisão, logo que os deixem entretidos, mas em segurança.

7- Define prioridades e organiza a tua agenda 

Reserva algum tempo do teu dia para organizar a tua agenda. Coordena as atividades familiares, profissionais e de lazer, sim, mesmo dentro de casa podes “lazerar”. Pega num papel e escreve o teu plano do dia, ou mesmo da semana. Cola-o num local bem visível.

8- Conclui uma tarefa de cada vez. Várias tarefas ao mesmo tempo vão acabar por prejudicar a tua produtividade. Sabias que o cérebro humano, depois de uma interrupção, necessita de cerca de 20 minutos para se concentrar numa nova tarefa? É fundamental que te foques numa tarefa de cada vez.

9- Utiliza apps para simplificar o teu trabalho

Existem apps que te podem ajudar a organizar o teu trabalho de forma mais produtiva e simplificada. Está na hora de as instalar e testares a que melhor se adequa às tuas necessidades. Deixo-te a sugestão da “Trello”. 

Não te esqueças que amanhã é domingo e não é por estares por casa que deixa de ser fim-de-semana. Na medida do possível, aproveita-o, contudo não procrastines mais, implementa uma destas dicas a partir de segunda-feira. Dizes-me depois como correu?

Junte-se à discussão

Compare as listagens

Comparar