De 4 em 4 semanas, durante uma manhã, dou formação na ZOME. A formação consiste em realizar telefonemas a pessoas que querem vender um imóvel (os tais FSBOs). Os formandos escutam e colocam-me dúvidas entre telefonemas.
Em janeiro, decorrente de um desses telefonemas, marquei uma reunião de apresentação de serviços. Com o apoio de várias imobiliárias, um cliente tivera o seu imóvel durante 6 meses no mercado. Não conseguiu vender, e o lamento fazia parte do discurso do cliente. Confie, foi a palavra que lhe transmiti.
Compreendidas as motivações do cliente, havia um objetivo: vender e comprar depois um imóvel diferente.
A escritura de venda ocorreu há mês e meio. A escritura de compra aconteceu ontem.
Balanço: vendeu o apartamento onde residia por bom dinheiro; comprou o apartamento para onde vai residir, pagando um valor bem inferior ao que conseguira pela venda; pagou os impostos, pagou as despesas e pagou a nossa comissão. A propósito, sobrou-lhe algum dinheiro para ir jantar fora.