Dia 122 3 dicas práticas de poupança

Comprar a sua primeira casa é a realização de um sonho para si? Já se imagina a viver sozinho ou até quem sabe acompanhado, a desfrutar do seu espaço, da sua liberdade e independência?Pensando nisso, listamos 3 dicas práticas que o vão ajudar a poupar e a juntar dinheiro para comprar a sua primeira casa:

 

Conheça as suas finanças

O primeiro passo consiste em separar algum tempo para analisar como estão as suas finanças. Analise o seu orçamento e tenha em conta a compra que pretende fazer e o prazo em que gostaria de fazer a aquisição do imóvel. Avalie os seus gastos mensais e perceba quais são os seus gastos: fixos e variáveis.

 

Defina as suas prioridades financeiras

Este é um momento muito importante porque vai trazer-lhe mais clareza sobre o seu plano financeiro e ajuda-o a traçar metas mais ajustadas com a sua realidade e necessidades. Agora que já sabe como está a sua situação financeira e tem controlo sobre os seus rendimentos e gastos, está na hora de definir as suas prioridades. 

Faça uma lista das suas metas financeiras a curto, médio, longo prazo e reflita sobre o prazo para cada uma dessas realizações. Se a compra da sua primeira casa estiver no topo da lista, priorize isso diariamente e lembre-se do porquê de querer atingir este objetivo.

 

Controle diariamente os seus gastos

Juntar dinheiro para comprar uma casa exige organização por isso, controle diariamente os seus gastos. Pode fazê-lo através de planilhas, cadernos ou até através de aplicações como: Finance, Mobills, MoneyWise, entre outras.

Desta maneira, consegue controlar e visualizar exatamente para onde vai o seu dinheiro, evitando compras desnecessárias e compras por impulso.

Junte-se à discussão

Compare as listagens

Comparar