Dia 265 O conhecimento

Enquanto Consultores Imobiliários, à medida que a nossa experiência vai maturando, vão surgindo problemáticas novas para trabalhar.

Um exemplo muito simples: há uns tempos fui contratado para promover um imóvel, mas o meu cliente vendedor não tinha em sua posse o Alvará de Utilização (documento obrigatório para que uma escritura aconteça); sem nunca o ter feito, requeri-o à Câmara Municipal. Em suma, não sabia como o obter (muito menos sabia que era obrigatório), mas fiquei a saber.

Outro exemplo muito simples, mas atual: nunca tinha promovido um escritório adaptado a apartamento (daqueles cuja finalidade é AL – Alojamento Local). Embora seja lógico, não me tinha passado pela cabeça que o potencial comprador nunca poderia solicitar um Crédito Habitação, assim sendo, à partida, ele tem de ter 100% de capitais próprios. Resumindo de novo, também não sabia, mas fiquei a saber.

Como em qualquer profissão, vamos assimilando saber. Hoje, mais que ontem, sou um pouco mais especialista no imobiliário.

A propósito, estou com um feeling que vamos fechar este negócio nos próximos dias.

Post anterior

Dia 264 Lei do ruído

Próximo post

Dia 266 O limbo

Compare as listagens

Comparar