Matilde: “Não é assim!”
Maria: “É, é.”
Saí da cama e observo-as a jogar o jogo de tabuleiro do Joker (jogo adaptado do concurso que passa na RTP). Ao que parece, já jogavam há uma hora. O Pai Natal presenteara uma delas, e ainda não sabiam de cor as regras de jogo. Aquele frenesim da novidade, fez-me recordar o que se passava há 30/35 anos.
Ao longo dos Natais, houve presentes desejados que por uma ou por outra razão, o Pai Natal nunca me trouxera. Acontece que, havia algo que não faltava, o par de meias, sempre acompanhado por um “É para teres os pés sempre quentinhos”. Abria o embrulho, constatava que era roupa e arrumava para o lado. Roupa alguma vez foi presente de Natal?!
Em 1986, passava na TV o anúncio de um carro telecomandado todo o terreno.
“Nikko Turbo Panter… pilota esta máquina e sente toda a emoção dos verdadeiros campeões… vamos, acelera a fundo, quem arranca com carros Nikko, chega seeeeempre à frente. Nikko, os melhores carros comandados à distância… de longe… da Concentra”
Naqueles meus 9 anos, uma grande caixa embrulhada, fazia parte do recheio do pinheirinho. Descoberta a caixa, passei a contar os dias para a Ceia de Natal, no dia 24 as horas para a meia-noite. Por mais que tentasse aldrabar os vários relógios que havia lá por casa, a meia-noite era mesmo à meia-noite.
Às doze badaladas, eufórico, lá abri a grande caixa e… sai-me um Lamborghini branco. O quê? Aquele carro não fazia parte dos Nikkos. Com pneus lisos e duros, era o mesmo que dar a um adulto uma bicicleta de estrada para pedalar no meio do monte. Observo o comando, vá lá, sem fio. Colocadas as pilhas à pressa, pressionado o único botão do comando (o dos Nikkos tinha 2), constato que o carro só andava para a frente e para trás. Não foram fáceis os momentos e os dias que se seguiram.
As Ceias de Natal são sempre marcantes. Desde elas tiramos lições para a vida.
Partilho uma: hoje percebo que em 1986 o dinheiro não dava para mais, guardo aquele brinquedo como o que até hoje mais gostei de ter.
Partilho outra: sinto falta de ter o meu par de meias.