No âmbito da promoção de venda de um imóvel, até hoje identifiquei 4 formas para a fazer.
1- O proprietário vende sozinho. Este modelo diz respeito à promoção realizada sem apoio profissional. Forma de promoção com alguns limites, mas válida.
2- O proprietário promove também pelos seus meios, adicionalmente contrata imobiliária/s (em regime aberto). Particular atenção a quem se contrata, outra forma de promoção com sentido.
3- O proprietário delega a promoção em exclusivo a uma imobiliária e a um consultor imobiliário. Neste caso o imóvel é trabalhado em rede com outras imobiliárias, as quais podem ter o comprador. À partida é a solução que melhor garante a eficiência e tranquilidade ao longo de todo o processo.
4- O proprietário delega a promoção em exclusividade a uma imobiliária, a qual não partilha a sua comissão com outras imobiliárias. Modelo com sentido, quando existe histórico de sucesso/confiança na relação entre o proprietário e o consultor.
E você, se tivesse um imóvel para vender, por que forma optaria?